Como manter as vendas durante a crise do coronavírus

Como manter as vendas durante a crise do coronavírus

Veja como você pode inovar no seu negócio para vender online e equilibrar a queda no consumo provocada pelo isolamento social.

 

Antes de mais nada, a pandemia provocada pelo novo coronavírus virou de pernas para o ar tanto a rotina da população quanto a economia de todo o país. E uma das pessoas que mais sofrem com isso é o dono de pequeno negócio, que precisou fechar as portas de seu estabelecimento físico e ficar em casa para diminuir a propagação da doença.

O problema é que o fechamento repentino das lojas físicas provoca queda do consumo e, consequentemente, redução no faturamento das empresas. Muitos empreendedores, não sabem como vão fazer para manter o negócio funcionando, pagar fornecedores e funcionários, arcar com as dívidas e até mesmo colocar comida dentro de casa.

Ou seja, a verdade é que estamos vivendo tempos difíceis e todos precisam se adaptar ao novo cotidiano há cerca de um ano. E você, dono de negócio, não está sozinho nessa. 

Se o que te preocupa hoje é como manter as vendas durante a crise, está no lugar certo. Veja algumas dicas para ajudar o seu negócio a manter o ritmo:

 

A palavra-chave é inovar

Você pode ser um microempreendedor individual ou até mesmo ter uma pequena empresa, não importa o tamanho do seu negócio, a inovação deve ser uma meta constante. E agora, em um momento de crise, é por meio dela que vai poder ver um novo horizonte.

Inovar não é necessariamente implementar uma nova tecnologia, por exemplo, mas criar uma nova maneira de lidar com um problema, oferecendo uma solução rápida e que atenda as necessidades.

E, neste caso, inovar significa chegar até os seus clientes, já que eles não podem mais ir à sua empresa. Como? Confira três maneiras eficientes de fazer negócios que podem ser implementadas facilmente no seu empreendimento.

 

Instale o WhatsApp Business

É uma ferramenta criada para auxiliar o processo de comunicação dos negócios. Em tempos de coronavírus, adotá-la pode ser a solução para garantir as vendas da sua empresa. Afinal, o aplicativo permite continuar a atender os seus clientes, tudo a distância, para eles continuarem comprando, mas de casa.

 

Comunique-se com seu público

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus expõe a necessidade de as marcas saberem se comunicar, sendo flexíveis e se adaptando às mudanças. Portanto, quando o cenário se altera e todos passamos a viver em uma nova realidade, é preciso agregar valor, agir de maneira empática e evitar o oportunismo.

E isso está relacionado a uma boa presença nas redes sociais, para ficar próximo dos seus consumidores em tempo de isolamento social. Com o isolamento social, todo mundo está na internet atrás de produtos e serviços o tempo todo.

Muitas estratégias e tendências estão sendo utilizadas pelas empresas, e algumas delas têm apresentado como resultados concretos, como melhor desempenho nas vendas, maior número de visitantes e engajamento dos clientes.

 

É delivery que chama

O serviço de entrega em domicílio não serve só para restaurante. O mercado de delivery é diversificado e significa oportunidade para vários tipos de estabelecimento, desde restaurantes até pet shops, passando por lavanderias, farmácias, lojas de roupa, entre outras.

Por isso, a oportunidade que essa nova forma de operar gera é ganhar espaço em um mercado que antes não existia para você e, com isso, conseguir compensar a falta de vendas na sua loja.

 

Capacite-se

Por fim, uma saída para fazer dos limões da pandemia do Covid-19 uma limonada é usar o tempo livre em casa para se capacitar e adquirir novos conhecimentos e habilidades empreendedoras e de gestão.

Fonte: Sebrae

 

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