04 dicas preciosas de atendimento para aplicar em 2021

04 dicas preciosas de atendimento para aplicar em 2021

A pandemia da Covid-19 acelerou o processo de transformação digital nas empresas e muitos gestores precisaram tomar decisões rápidas para atender demandas geradas pelo novo comportamento do consumidor.

O isolamento social e a necessidade das pessoas reduzirem o contato, mostrou que a conexão entre empresas e clientes pode ser feita em plataformas virtuais. Muito mais que contatos via Chat, os clientes estão buscando solucionar dúvidas e fechar compras através de Redes Sociais e Aplicativos de Mensagem Instantânea. Tudo ao mesmo tempo.

Negócios que estão preparando o terreno com antecedência vão conseguir aplicar as mudanças com mais qualidade e agilidade. Uma boa experiência de atendimento é essencial para garantir o fluxo de caixa, fidelizar clientes e movimentar o caixa! 

Como vai ser 2021?

Apesar de ser uma pergunta que muitos procuram respostas, não há nada definido! 2020 foi uma prova de que adaptabilidade é uma característica de negócios inovadores, que não querem ficar para trás. 

O Atendimento do Cliente precisa cumprir novas expectativas e necessidades. A realidade é que os clientes desejam, cada dia mais, se sentirem únicos. Por isso, um contato baseado em dados e histórico de chamados vai ser cada vez mais valorizado pelas pessoas.

Confira 04 dicas preciosas de Atendimento ao Cliente para 2021!

1. Humanização do Atendimento

A pandemia trouxe muitos sentimentos para a população mundial e as consequências serão vivenciadas por muitos e muitos anos. Insegurança, solidão e incerteza são sensações que estão presentes na rotina de milhões de pessoas e as empresas precisam saber lidar com isso.

A humanização dos processos coloca o homem como centro de tudo. Mas, isso não quer dizer que você não deve utilizar a tecnologia, muito pelo contrário. Soluções tecnológicas oferecem uma experiência de atendimento muito mais próxima dos clientes e são capazes de conectar marcas e pessoas de forma integrada, ágil e eficiente.

A sua empresa deve ter um tom de voz que a represente. A forma com que se expressa e interage com os clientes gera mais proximidade e cria vínculos interessantes para seu posicionamento. 

Um exemplo bastante utilizado em 2020 e que vai seguir firme são os Chatbots Humanizados de Atendimento. Com Inteligência Artificial é possível fazer a definição exata da personificação do bot em uma ilustração humana. Tenha uma estratégia para trabalhar efetivamente o diálogo mais humanizado com os seus clientes.

2. Atendimento Omnichannel

Na multicanalidade, seja qual for o ponto de contato que o cliente deseja estabelecer com você, é possível responder de forma personalizada e linear em todos canais (Chats, Redes Sociais, E-mail, entre outros).

Uma pesquisa da Opinion Box mostrou que o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones do Brasil e 98% dos usuários utilizam o aplicativo todo dia ou quase todo dia. Uma outra pesquisa da Cuponation mostrou que o Brasil é o 4º país com mais usuários no Facebook na quarentena, chegando a 120 milhões de usuários.

Os dados mostram o quanto as pessoas estão conectadas e estabelecendo novas formas de contato e, consequentemente, com as empresas.

Muito tem se falado sobre atendimento ao cliente em múltiplos canais e a tendência para 2021 é que mais corporações adotem a transformação digital para melhorar os processos. Para quem não deseja ficar obsoleto e atender um consumidor cada vez mais integrado, a multicanalidade é um passo importante para a sobrevivência do negócio.

3. Atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana

Foi-se o tempo em que os clientes esperavam determinado horário para comunicar uma insatisfação ou solicitar um acompanhamento de pedido. Antigamente, o telefone era o meio de contato mais utilizado. Hoje, um simples toque na tela do celular pode iniciar a conversa para solucionar dúvidas. 

O estudo do SEBRAE sobre Tendências para 2021 listou o “Comércio que nunca dorme” como um dos diferenciais competitivos. Isso quer dizer que, independente do horário de funcionamento do negócio físico, o seu cliente quer atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Pode parecer um pouco complicado desenvolver uma estrutura robusta disponível para satisfazer o desejo mas, empresas de software já criaram soluções tecnológicas que facilitam muito a modernização da área de atendimento ao cliente. Além de facilitar a solução de problemas, ter um atendimento que nunca dorme, significa vender 24 horas por dia. Já imaginou? São oportunidades e mais oportunidades chegando!

 

4. Machine learning e indústria 4.0

Conhecido como “aprendizado de máquina”, existem tecnologias que permitem reduzir custos com tarefas e processos repetitivos. Com a Inteligência Artificial, o atendimento ao cliente fica cada vez mais flexível e é possível responder perguntas frequentes de forma automatizada. O processo aumenta a capacidade de melhorar a qualidade das interações ao longo do tempo, através de bots de atendimento que aprendem em cada interação.

Se a informação anterior parece uma tendência para daqui 20 ou 30 anos, é hora de repensar os seus processos de gestão de atendimento. Milhares de empresas estão trabalhando com machine learning e rompendo barreiras nas interações.

O novo normal é digital

Muito se falou sobre o novo normal nos últimos meses. O que podemos concluir é que alguns comportamentos podem passar, mas a forma com que as pessoas se conectam vai ficar cada vez mais digital. Praticidade, segurança e a transição para um pensamento mais centrado “em casa” mostra que, quanto mais atividades e necessidades puderem ser resolvidas dentro de casa, melhor.

Fonte: ASC SAC

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