05 dicas para bombar suas vendas no Natal

05 dicas para bombar suas vendas no Natal

O Natal é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelo comércio, por seu grande potencial nas vendas e na recuperação dos deslizes cometidos durante o ano. A data natalina está associada a presentear, ou seja, uma oportunidade para vender mais.

O comércio aposta no Natal porque as pessoas estão mais dispostas a gastar no mês de Dezembro, pois tem o diferencial do 13° salário, que é um estímulo para ir às compras.

Para que você possa aumentar seus resultados durante essa época, trouxemos 05 dicas para você bombar suas vendas!

1 – Exponha seus Produtos

A exposição dos produtos, seja no ambiente do seu negócio e/ou nas redes sociais é essencial para atrair clientes. Primeiro compramos com os olhos! Destacar produtos com condições especiais é um diferencial competitivo. 

2 – Marketing Sensorial

Uma das grandes apostas está relacionada ao ambiente de vendas, ou seja, a preocupação com a melhor experiência de compras que o cliente vai ter dentro da sua loja ou empresa.

O marketing sensorial ajuda a atrair e reter os clientes mais tempo dentro da sua loja. Para exemplificar: se você utilizar aromatizadores de ambiente, sons e iluminação adequadas ao seu segmento, seus clientes vão sentir-se bem e, consequentemente, estarão mais propensos a gastar.

3 – Atendimento de Qualidade

Um dos principais problemas dessa época é a famosa “correria”, ou seja, tentar atender inúmeros clientes ao mesmo tempo. Para vender mais no Natal, você precisa atender bem seu cliente e ouvir o que ele deseja comprar.

Além disso, receba-os com muita atenção e, sempre que possível, mostre os produtos da loja para ele. 

Sempre que possível, dê algo de presente ou brinde. Os clientes que estão comprando para presentear vão adorar ser presenteados e terão mais empatia com você. Isso resulta em um relacionamento de longo prazo!

4 – Promoções

Aproveite a época do Natal para fazer promoções, principalmente as de “combo” (compre 1 e ganhe outro, por exemplo). Além disso, ofereça kits prontos, já com embalagem de presente.

Uma das promoções que fazem bastante efeito no comércio é a de descontos cumulativos. Os clientes que compram 3 peças de uma roupa ganham, por exemplo,  50% de desconto na 4ª.

Dessa forma, você utiliza gatilhos mentais nos clientes, mostrando a possibilidade de economia quando, na verdade, eles vão gastar mais para ter o benefício.

5 – Pós-venda

Agora que você fechou a venda, porque não anota os dados do cliente (nome, telefone celular e-mail)? Essa é a melhor forma de estabelecer um relacionamento de longo prazo com eles e garantir vendas futuras.

Uma dica extra é manter o hábito de enviar emails que ajudam a vender, ou seja, manter contato com esses novos clientes, informando sobre promoções, novas coleções ou qualquer outra novidade que seu mercado e sua empresa ofereçam.

Boas vendas!

No Natal as promoções aparecem a todo vapor como iscas para os consumidores, proporcionando retorno garantido de vendas e lucro para os empresários e comerciantes.

Os shoppings, por exemplo, sempre proporcionam sorteios de carros, viagens e outras vantagens tentadoras. Por isso, quanto mais seu cliente comprar, mais chances ele tem de ganhar.

Fontes:

– Super Vendedores

– Editora Empreendedor

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